Páginas

"VÁ PLANTAR BATATAS"....

Até então eu sinceramente não sabia o significado desta expressão...
Mas apartir de hoje ela terá para mim um único e precioso significado......
Ela será sinonimo de: VÁ EXERCITAR A SUA FÉ!!!!
Por que???

A batata tem muito a nos ensinar se fizermos um parâmetro de seu cultivo com uma perspectiva espiritual.O tubérculo em questão, tem necessidades específicas para ser plantado e colhido....Uma delas é o terreno e a necessidade de abundância de água...Para semear as batatas é preciso lavrar a terra para que ela fique mole e deixe entrar a água mais facilmente....
Em seguida, é tempo de semear:
Abrirmos uns buracos, colocarmos as batatas, com um bom grelo, em carreirinha, um pouquinho afastadas umas das outras, e lançamos um punhado de adubo junto de cada batata.
Tapamos o rego com terra e esperamos que a batateira venha à luz do sol. Temos que continuar a tratar da batateira: sachar, tirar as ervas daninhas, regar, manter a terra úmida e sulfatar e, ainda, matar as pragas.
Talvez vc deva estar pensando...Ok Núcia, mas...eu não tenho intenção alguma de cultivar batatas ou entender o processo para plantá-las.
Aí eu te perguntaria...Mais...E se forem as batatinhas espirituais?
Os seus tubérculos da fé??
Quer ver?
Vamos colocar td isso diante de uma perspectiva Espiritual....
A fé para se desenvolver precisa também de um ambiente adequado. O terreno do nosso coração precisa estar amolecido..quebrantado. Para que a água, nesse caso, a Palavra de Deus possa penetrar mais facilmente. Sabemos que por diversas vezes, as Escrituras, mostram que a água simboliza a Palavra, algumas vezes simboliza a ação do Espírito Santo.
As tribulações e adversidades abrem buracos em nós, todo o tempo.
Por isso, precisamos lançar as sementes ao invés das dúvidas. Colocar dentro dos buracos pequeninas sementes de fé.
Lembra-se do que Cristo Jesus disse: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda? Vc já viu um grão de mostarda? Sua fé pode ser bem pequenina, porém, se ela não estiver em você, mas, em Jesus ela frutificará a seu tempo.
Lendo a respeito do cultivo de batatas, descobri, que elas necessitam de muita irrigação e de muito fertilizante (adubo). Nosso alimento espiritual é a Palavra, são as Promessas do Pai para nós, nossa adoção de filhos eleitos e co-herdeiros de Cristo.
A fé exige convicção no que a Bíblia diz, e no que Deus é. Precisamos de muito fertilizante, de muita oração, de muita busca, de perseverança.
Curioso é como a batata se desenvolve...Ela não fica visível, mas, invisível aos olhos humanos.
No subsolo ela cresce e até que se chegue o tempo de colheita, o agricultor não sabe o que há debaixo da terra. Ele apenas espera pacientemente e confia.
Da mesma forma se dá conosco.Hebreus 11:1 diz que: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Sabemos que muitos são os ataques a nossa fé. As lutas, tribulações, desânimo, são as “ervas daninhas ou pragas” que tentam fazer com que a batata (fé) seja contaminada.
Quando isso ocorre, vemos pontinhos pretos ou esverdeados no tubérculo.Sinais de morte. O diabo vem para roubar, matar e destruir. Lançando no mesmo solo, quando desprotegido, amargura, dúvida, murmuração.
Chegado o tempo de colher, lá está a batata, escondida. Cada qual tirará dali ou batatas grandes, cheirosas, suculentas ou não colherá nada.

Por isso da próxima vez que te mandarem PLANTAR BATATAS, dê um grande sorriso, uma piscadela para Deus e agradeça!!!!
Obs. Deixo aqui a dica do filme "O FAZENDEIRO E DEUS". Ele fala sobre a fé como batatas.
Se posso resumir com uma palavra apenas: "INCRÍVEL"!!!


Que sua semana seja cheia de Bençãos e Vitórias no Nome de Jesus!!!
Bjs no seu coração!!!

P.S. A nível de curiosidade essa expressão surgiu assim...Antigamente, em Portugal, país mais voltado às navegações e à pesca, a agricultura, conquanto fornecedora de alimentos básicos, era vítima de certo desdém. Algumas de suas culturas eram ainda mais depreciadas, como era o caso da batata, que demorou a entrar para a culinário portuguesa e brasileira. Era tida como alimento vulgar, e quem se dedicasse a plantar batatas estava se sujeitando a uma atividade desqualificada. A expressão aparece registrada em O povo português, obra do famoso poeta, folclorista e político lusitano Teófilo Braga (1843-1924), comentando a decadência das pequenas indústrias, ocasião em que trabalhadores qualificados, de repente sem emprego, foram aconselhados a plantar batata

0 comentários: